domingo, 14 de fevereiro de 2010

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2010


Fonte: site CNBB

A Campanha de 2010 tem como tema: “Economia e Vida”. O lema é tirado do Evangelho de Mateus: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24).

Depois das últimas crises financeiras mundiais, a importância do assunto salta aos olhos. É importante tratar a economia não só do ponto de vista técnico, do “economês”, mas sob o enfoque do Evangelho, da vida digna das pessoas, dos povos e da paz mundial.
A Campanha da Fraternidade mostrou-se muito eficaz, justamente porque trabalha a mente e o coração das pessoas. Em 1979, quando a Campanha tratou sobre o meio ambiente, o Ministro do Interior, Rangel Reis afirmou: “Esta foi a melhor coisa que aconteceu até hoje. O povo brasileiro tomou consciência da necessidade de cuidarmos da natureza”. Ou, como dizia o lema, “preserve o que é de todos”.
Todos os rincões do país são atingidos, até a escolinha do interior dos interiores. As comunidades reagem conforme sua realidade e cultura. Algumas tomam iniciativas imediatas, outras vão mais devagar. Mas todas são atingidas.
Quando a Campanha da Fraternidade é ecumênica, como em 2010, sua eficácia é bem maior. Aliás, o Brasil é um exemplo para o mundo. Nós sabemos trabalhar em comum, respeitando as diferenças, os grandes temas que afetam o bem comum do povo e da humanidade. Assim as Igrejas cristãs ajudam a preservar a paz e a solidariedade nacional. Esta capacidade é fruto do diálogo entre as Igrejas e da experiência bem sucedida do trabalho conjunto.
Temos confiança uns nos outros.
Outro fator de êxito da campanha é o fato de propor assessorias especiais para jovens e crianças. Pessoas ligadas à educação elaboram sugestões para as escolas. As crianças e os jovens não só compreendem o mundo novo, com suas novas exigências, mas irradiam os novos ideais para suas famílias e as comunidades.
Convido nosso povo a se deixar interrogar pela Campanha 2010 e a colaborar para que a economia ocupe seu lugar importante na vida, mas não seja ídolo. E que sirva para a vida digna e feliz de todos.

Dom Sinésio Bohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário